Violência contra as mulheres

Investimento na produção de conteúdos relevantes que possam ser compartilhados com cada vez mais pessoas, contribuindo para o avanço da causa e a disseminação de informações.

Coalizão Empresarial

Iniciativa que reúne o setor privado para, em um esforço conjunto, gerar impacto social por meio da conscientização e mobilização, diária e constante, em favor de uma causa comum: o fim da violência contra mulheres e meninas.

Acesse o site para conhecer o trabalho da Coalizão e saber como a sua empresa pode fazer parte.

Convenção 190 da OIT

Ações realizadas pelo Instituto Avon e empresas signatárias da Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas pela adesão do Brasil à Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho - OIT sobre violência e assédio no trabalho.

Brasil a caminho de ratificar a Convenção 190 da OIT

Um ano após o ato realizado em Brasília, o governo federal se comprometeu a aderir à Convenção 190 da OIT após os trâmites no Congresso.

Saiba Mais

Carta aberta ao Poder Executivo para assinatura da Convenção 190 da OIT

Documento encaminhado pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados em que instituições públicas e privadas solicitam ao Poder Executivo Federal celeridade na assinatura da Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho – OIT, que dispõe sobre a eliminação da violência e do assédio no mundo do trabalho.

Saiba Mais

Ato pela adesão do Brasil à Convenção 190 da OIT

Cobertura completa sobre o ato realizado em 09 de março de 2022, na Câmara dos Deputados, pela adesão do Brasil ao tratado internacional, apoiado pelas empresas da Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas.

Saiba Mais

Vídeos

Conteúdos didáticos que oferecem informação e educação sobre as diversas formas de violência, para todos os públicos.

#QuerQueEuDesenhe: tirinhas narradas pela Ângela

Como parte das ações dos 21 dias de ativismo, a assistente virtual do Instituto Avon, Ângela, narrou as 21 tirinhas ilustradas que compõem a campanha #QuerQueEuDesenhe e que falam sobre o consentimento na esfera digital. As audiodescrições têm o objetivo de deixar a campanha mais inclusiva e fazer com que as mensagens cheguem a mais pessoas.

Assista aqui

7º Fórum Fale Sem Medo (2021)

Um dos mais importantes eventos do calendário de ações dos 21 Dias de Ativismo, o 7º Fórum Fale Sem Medo trouxe à pauta um tema tão atual quanto urgente: a escalada da violência contra mulheres e meninas nos meios digitais, especialmente no contexto de isolamento social, e possíveis soluções para o enfrentamento a essa questão.

Assista aqui

Minidocumentário “Como conversar com quem pensa muito diferente de nós?”

Falar com quem pensa muito diferente de nós exige treino, continuidade, paciência, tempo, respiro. Mas o músculo necessário para esses diálogos logo toma forma. Convide os amigos para praticar junto. O material deve ser usado como uma ferramenta para construir pontes com pessoas com as quais você jamais pensaria em trocar mais do que duas palavras.
Saiba Mais

Vídeo-ferramenta “Caixa dos Homens”

Baseado no conceito desenvolvido pelo educador Paul Kivel, na década de 80, de uma caixa que representa as regras de comportamento que todo homem deveria seguir para ser aceito por outros homens. De forma inédita, em parceria com o Papo de Homem e o Quebrando Tabu, convidamos 40 homens para reproduzir o experimento e refletir sobre o papel deles na construção de uma sociedade que respeita e valoriza todas as pessoas, em especial as mulheres e meninas.

Saiba Mais

Vídeo-convite “Avós e netos: o que uma geração pode aprender com a outra?”

Avós e netos conversam sobre as mudanças nas relações entre homens e mulheres neste vídeo-convite, que pretende inspirar diálogos como esses em famílias por todo o país, para construirmos um futuro de cada vez mais equilíbrio para todas e todos nós.
Saiba Mais

Vídeo-ferramenta “Consenti… o quê? Pais e mães tentam explicar às crianças o que é consentimento”

Acabar com os assédios, estupros e abusos sexuais passa por educar nossas crianças sobre permissão antes de tocar ou abraçar e o sentido das palavras “não” e “pare”, contribuindo para cultivarmos relacionamentos mais saudáveis.
Saiba Mais

Quando existe voz:

Websérie criada em parceria com a ONU Mulheres que traz histórias reais e relatos de superação. De forma leve, direta e usando o poder da música, os episódios tratam sobre os indícios de violência doméstica e os caminhos para sair e ajudar quem está dentro desse cenário.
Saiba Mais

Guias

Informações e orientações em formato compartilhável para facilitar a identificação e o conhecimento das diversas formas de violência.

Conteúdos didáticos e em formato compartilhável que ajudam a identificar as diversas formas de violência, como prevení-las ou de que forma buscar ajuda.

Guia de Bolso para Relacionamentos Saudáveis

Este guia traz informações para garantir que todas e todos saibam reconhecer os sinais das diversas formas de violência e, sobretudo, que decidam o melhor a fazer diante delas.

Versão para download

Versão de páginas digitais

Guia Namoro Legal

Lançado em parceria com o Ministério Público, este guia foi desenvolvido pela promotora de Justiça Valéria Scarance, com a ajuda de seu filho adolescente, Fábio Scarance Goulart, e traz dicas simples e práticas para identificar comportamentos abusivos no namoro ou casamento.

Saiba Mais

Guia ISP Pelo Direito das Mulheres:

Um guia para investidores sociais privados e organizações filantrópicas iniciarem estratégias de apoio aos direitos das mulheres, com possíveis caminhos de intervenção, fomento de parcerias e articulação entre organizações que reforcem o engajamento com pautas de igualdade de gênero.

Saiba Mais

Guia Cuidar de quem cuida

Um material destinado aos profissionais de atendimento, cuidado e proteção, orientando-os sobre como reagir ao estresse e ao trauma no contexto da pandemia.

Saiba Mais

Como conversar com quem pensa muito diferente de nós?

Nascido da parceria entre Instituto Avon e PapodeHomem / Instituto PdH,  esse importante material deriva da pesquisa inédita Derrubando muros & construindo pontes com o objetivo de ser ferramenta para conversarmos com quem pensa diferente de nós, inspirando encontros improváveis, e um guia de boas práticas jornalísticas.

Saiba Mais

 

Como conversar com homens sobre violência contra as mulheres?

Segunda parte da coleção “Derrubando muros e construindo pontes”, parceria entre Instituto Avon e PapodeHomem / Instituto PdH, este material traz reflexões úteis no diálogo construtivo sobre violência de gênero com quem ainda é resistente ou indiferente ao tema, em especial os homens.

Saiba Mais

Construindo novas histórias para meninas e meninos

Criada em parceria com a Mauricio de Sousa Produções e o projeto Donas da Rua, a série de 21 histórias em quadrinhos inéditas com as meninas da Turma da Mônica inspira outras meninas a acreditarem que podem superar obstáculos com determinação, responsabilidade e solidariedade. Os meninos também aprendem a importância da convivência respeitosa e pacífica entre homens e mulheres desde a infância, reforçando o respeito às diferenças e à igualdade de oportunidades para meninos e meninas.

Saiba Mais

Pesquisas

Produzimos dados e conteúdos, com apoio de parceiros, que possam orientar e informar as pessoas sobre a situação do enfrentamento das violências contra as mulheres e meninas em diversas áreas.

Por meio de estudos e pesquisas, produzimos dados fundamentais para a compreensão dos fatores que desencadeiam a violência contra mulheres e meninas. Conheça alguns deles.

 

Mapa Nacional da Violência de Gênero (2023)

Desenvolvido em parceria pelo Observatório da Mulher Contra a Violência do Senado Federal (OMV), o Instituto Avon e a Gênero e Número, esta plataforma interativa reúne os principais dados nacionais sobre violências contra as mulheres, coletados em cinco bases de dados oficiais: o Sistema Nacional de Segurança Pública (Sinesp), o Sistema de Justiça (DataJud – CNJ), o Sistema de Saúde (DataSUS), e a Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher, realizada pelo Instituto DataSenado em parceria com o OMV.

Acesse o Mapa da Violência

 

Misoginia e Violência contra mulheres na internet: um levantamento sobre fóruns anônimos (2023)

Realizada em parceria com a empresa Timelens, a pesquisa mapeou discursos misóginos e práticas de violência contra mulheres dentro dos chamados “chans” (channels), como são conhecidos os espaços anônimos de comunicação disponíveis majoritariamente na deep web e com acesso proibido a mulheres. No total, foram analisados 9,5 milhões de posts entre junho de 2021 e junho de 2023, dentro de 10 chans e 47 grupos em aplicativos de mensagens.

Acesse a pesquisa completa

 

Violência Contra Mulheres e o Futebol (2022)

Pesquisa inédita idealizada pelo Instituto Avon e encomendada ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública para entender a relação entre jogos de futebol e violência doméstica contra mulheres, algo que demonstra uma intensa associação entre homens, esportes e violência. O estudo analisou bases de dados de violência com informações de todos os dias de jogos do Campeonato Brasileiro da série A, entre 2015 e 2018, em cinco capitas brasileiras.

Acesse o infográfico

Acesse a pesquisa completa

 

Muito além do Cyberbullying: a violência real do mundo virtual (2019 – 2021)

Sempre atento a formas de investigar e diminuir as violências contra mulheres e meninas, o Instituto Avon se uniu à Decode, empresa especialista em pesquisa digital, para realizar este levantamento inédito sobre as violências praticadas na internet. Entre janeiro de 2019 e março de 2020, foram analisados mais de 286 mil vídeos, 164 mil notícias e mais de 154 mil menções virtuais – posts, textos e artigos – compartilhados nas plataformas digitais. No entanto, com a chegada da pandemia e o aumento da presença da internet na vida social, foi realizado um novo levantamento de dados – entre julho de 2020 e fevereiro de 2021.

Saiba Mais

Violência doméstica, violência na gravidez e transmissão entre gerações (2018)

O relatório inédito, que faz parte da PCSVDFMULHER – Pesquisa de Condições Socioeconômicas e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher – aprofunda as questões ligadas à Transmissão Intergeracional da Violência Doméstica (TIVD), ou seja, a violência pré-existente nos lares pode ter um efeito direto na manutenção da violência doméstica na vida de mulheres hoje, com impacto nas gerações futuras. Também é analisada a predominância da violência doméstica durante a gravidez, colocando em risco a saúde da mãe e a da criança.

Saiba Mais

 

Visível e invisível: a vitimização de mulheres no Brasil (2017)

A pesquisa procura levantar informações sobre a percepção da violência contra a mulher e sobre a vitimização sofrida segundo os tipos de agressão, o perfil da vítima e as atitudes tomadas frente à violência. Realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e Datafolha, com apoio do Instituto Avon e governo do Canadá

Saiba Mais

 

A voz das redes: o que elas podem fazer pelo enfrentamento das violências contra as mulheres (2017)

Em parceria com a Folks Netnográfica, o Instituto Avon realizou essa pesquisa inédita que trouxe dados sobre as discussões de assédio e violência no ambiente digital, como as redes podem se tornar facilitadores dos discursos e, por outro lado, como podem criar obstáculos para a promoção de diálogos mais construtivos e acolhedores.

Saiba Mais

 

O papel do homem na desconstrução do machismo (2016)

Realizada em parceria com o Instituto Locomotiva, a pesquisa entrevistou 1.800 mulheres e homens de todo o país com 16 anos ou mais, além de uma rodada de entrevistas com especialistas e grupos de discussão em São Paulo, para entender a percepção geral sobre a desigualdade de gênero, o machismo, o papel do homem como agente da transformação e formas de engajá-lo para a mudança.

Saiba Mais

Percepção sobre a violência contra mulheres no ambiente universitário (2015)

Com o objetivo de identificar e compreender a violência contra a mulher nas universidades brasileiras, o estudo realizado pelo Instituto Avon e Data Popular analisou a relação dos estudantes com o ambiente universitário, as percepções dos universitários brasileiros sobre a violência contra a mulher, os tipos de violência contra a mulher mais presentes no ambiente universitário e que postura eles esperam das instituições quanto a esse tema.

Saiba Mais

Violência contra a mulher no ambiente universitário (2015)

Parte da série de pesquisas realizadas com o instituto Data Popular com o objetivo de gerar conteúdo para a criação de ações que possam transformar o cenário ainda discriminatório e agressivo para a mulher, além de promover o debate, a troca de ideias, a reflexão e a indignação diante da persistência da violência contra a mulher no mundo contemporâneo.

Saiba Mais

 

Violência contra a mulher: o jovem está ligado? (2014)

O estudo realizado de forma online, com 2.046 mulheres e homens entre 16 e 24 anos de todo o país, trouxe dados importantes sobre as percepções dos jovens em relação à violência de gênero, como a aprovação da Lei Maria da Penha por mais de 96%, mesmo número dos que têm uma percepção clara sobre o machismo. A pesquisa – uma parceria entre Instituto Avon e Data Popular – também mapeia as impressões sobre valores machistas, assédio, agressões físicas e o papel da internet na perpetuação da violência contra a mulher.

Saiba Mais

 

Percepções dos homens sobre a violência doméstica contra a mulher (2013)

Em parceria com o instituto de pesquisa Data Popular, o estudo mapeou as percepções dos homens sobre a violência de gênero com o objetivo de conhecer o cenário sociológico e psicológico no qual essa violência se constrói e, a partir daí, fornecer dados para a criação de ferramentas e recursos para enfrentá-la

Saiba Mais